Buscar
  • betovaro

Como escolher um estúdio de Pilates?


A escolha de um bom estúdio de Pilates é fundamental para os resultados que pretende obter com seus treinos.

Com nossa experiência de mais de 15 anos com o Pilates nas regiões da zona oeste e zona sul de São Paulo, tendo atendido mais de 100 mil alunos, e com conhecimento em todos os métodos, inclusive acompanhando o trabalhos de estúdios de Pilates pelo mundo todo, observamos que, infelizmente, a minoria dos estúdios se preocupam de verdade com a qualidade da metodologia aplicada nas aulas. Isso é um problema enorme.

Justamente porque o Pilates, sem sombra de dúvidas, é o método de exercício físico mais completo, que gera mais benefícios, e para todos os tipos de pessoas, homens e mulheres de todas as idades, com ou sem patologias, idosos, grávidas, sedentários, atletas, etc...

O Pilates ajuda basicamente 2 tipos de objetivos das pessoas:

1- quem procura estética, corpo mais delineado/definido, um corpo bonito e para estar bem consigo mesmo;

2- quem procura para aliviar dores e resolver problemas como hérnia de disco, atrofiamento muscular, stress, insônia, e patologias de todos os tipos.

Ocorre que nós observamos que os critérios utilizados pelos interessados no Pilates, para escolha do estúdio a se matricular, geralmente é FRACO e pode prejudicar a qualidade do seu treino.

Geralmente as pessoas escolhem o estúdio pelo Preço somente. Isso é perigoso, pois infelizmente hoje em dia, ainda mais no Brasil, muitos estúdios afim de reduzir seus custos e obter maiores ganhos, acabam contratando profissionais sem experiência adequada que o Pilates exige, utilizam aparelhos e acessórios de segunda linha e não investem o suficiente na estrutura, atendimento e todo o suporte que ajuda todo o trabalho no final das contas.

O problema é que um leigo, que nunca fez Pilates, não tem mesmo conhecimento dos aspectos importantes para avaliar e conseguir escolher um estúdio com qualidade suficiente para atender suas pretensões.

Então aqui vão nossas dicas para você, quando fizer uma aula experimental em um estúdio saber avaliar corretamente um bom estúdio de Pilates, para depois saber analisar se os custos são condizentes ou não com os resultados que irá obter nesse local.

1. pergunte quais dias e horários o local fica aberto com aulas a disposição. Muitos estúdios abrem em horários restritos e um dia você irá precisar repor aulas e pode não encontrar disponibilidades. Quanto menos tempo aberto menos vagas disponíveis você vai encontrar;

2. quais são as regras para reposição e férias? no início você não se preocupa com isso, mas tenha certeza que vai precisar repor algumas aulas, e a grande maioria não permite reposições ou possuem regras muito rígidas para isso;

3. qual a qualificação dos instrutores/professores? por lei só quem pode dar aulas de Pilates são profissionais graduados em Educação Física ou em Fisioterapia, e ainda com cursos de especialização no método Pilates; ainda é importante que pergunte quantos anos de experiências os professores tem ministrando aulas com o Pilates. Profissionais recem formados não estarão preparados para gerar eficiência e grandes resultados em suas aulas, você pode estar perdendo tempo só dando experiência para o profissional ao invês dele estar gerando ganhos à sua saúde;

4. veja qual a estrutura de equipamentos que o estúdio oferece. Um estúdio completo de Pilates precisa ter pelo menos 04 aparelhos diferentes; 01 Reformer - 01 Cadillac - 01 Barrel e 01 Chair.

Pergunte qual a marca dos equipamentos do estúdio. Hoje em dia há marcas tão ruinzinhas que isso impacta diretamente o resultado dos treinos. As melhores marcas, e as únicas que eu particularmente aceito trabalhar são, MetaLife, Stott e Kauffer.

5. pergunte há quanto tempo aquele estúdio existe no mercado, quantos anos os donos tem de experiência com o Pilates, qual a formação dos donos? Isso é importante pois, se o dono(a) não é da area possivelmente os trabalhos ali desenvolvidos não serão de muita qualidade, pois estarão sem a devida supervisão. Bem como, geralmente você irá optar por um plano de longo prazo, como trimestral ou anual, e é importante que saiba quem está por trás do negócio para deixar vários cheques em posse do estabelecimento. Lembre-se que com a economia fraca como nosso país gera, pequenas empresas fecham com frequência.

6. pergunte quais são as formas de atendimento fora de aula, quais são os canais de atendimento ao cliente? Há uma recepcionista ou consultira exclusiva para atendimento durante horário do local aberto? há contatos virtuais, emails etc...?

7. quais são os diferenciais daquele estúdio? isso pode ser fundamental para te manter motivado(a) durante seus treinos por longo período. estúdios que oferecem massagem, bons vestiários, armários exclusivos com chave para guardar seus pertences, água, frutas, esteiras, kit higiene e secador de cabelo, e outros serviços como estética, etc... devem ser priorizados;

8. o custo sem dúvidas é um dos fatores mais importantes, já que hoje em dia dinheiro não se ganha facilmente, mas após analisar todos esses fatores que consideramos fundamentais para se atingir os objetivos que você pretende com o Pilates, você estará sim preparado para entender se o custo do estúdio compensará, afinal quanto vale a sua saúde.

O Pilates é o método mais eficiente de todos, para qualquer pessoa, mas DEVE ser realizado com MUITA qualidade e alto profissionalismo. Isso que irá definir seus resultados, e dessa forma tenho certeza que os resultados virão desde a primeira aula.

Com qualidade você verá que o custo compensa e com um estúdio adequado verá que paga barato demais para estar com a saúde em dia.

Veja nosso outro artigo Quanto vale a sua saúde?

Bjs no coração e desejo que pratique Pilates sempre, em um local apaixonado em ajudar você a ter mais e mais saúde.

Equipe Circuito Pilates

#doresepilates #estudiodepilates #Pilatesbenefícios #PilatesJardins #PilatesPaulista #aulasdepilates #pilatesitaimbibi #melhorestúdiodepilates

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Follow

CONTATO

Unid. Paulista/Jardins:                    

Al. Santos, 2223 - Sobreloja     (paralela a Av. Paulista, entre Haddock Lobo e Augusta)                  

jardins@circuitopilates.com.br                            

11 946.100.100 (cel/Whatsapp)                              

11 3062-3096 (fixo)                                                  

Estúdio credenciado no CREFITO nº 5946                                                                      

©2021 BY PILOGA - Clínica Fontana Saúde Perfeita LTDA.