Buscar
  • betovaro

Formação de instrutor de Pilates


Esse tema é muito importante, pois muitos fazem muita confusão e as dúvidas são diversas. Desde quem efetivamente pode ministrar as aulas do método Pilates, como onde encontrar o melhor curso de formação.

Iremos agora esclarecer esses pontos para você, de forma clara e objetiva.

1º - Quem pode ministrar aulas de Pilates?

A Legislação atual concede esse direito apenas aos profissionais formados/graduados em Educação Física e/ou em Fisioterapia. Ainda assim é fundamental que tais profissionais possuam carteira profissional ativa nos respectivos orgãos, CREF para educadores físicos e CREFITO para os fisioterapeutas.

Vale destacar que a empresa/estúdio de Pilates ou academia também precisa estar registrada nesses órgãos ou em pelo menos um deles.

Profissionais graduados em outros cursos, mesmo que na área da saúde ou de atividades físicas, como médicos ou dançarinos não podem ministrar aulas de Pilates. Caso tenha mais dúvidas consulte o CREF ou CREFITO.

Cabe ainda destacar que tais orgãos fazem sim uma importante distinção entre eles. Os educadores físicos possuem ALUNOS e com o único objetivo de ajudar no condicionamento físico, mesmo sendo Pilates, e então não podem tratar de patologias ou reabilitação. Do contrário os fisioterapeutas possuem PACIENTES, dos quais através do método Pilates irão tratar de patologias e reabilitação; e esse último tem a obrigação de manter atualizada ficha de evolução de cada paciente, o que é dispensado aos educadores físicos.

2º - Sobre os cursos de formação de instrutor de Pilates.

Hoje em dia existem vários cursos a disposição no mercado, com diferentes cargas horárias e valores.

O mais importante é você entender que não existe mágica, os valores geralmente indicam a qualidade ou não do curso. Eu sei que você busca o melhor preço, mas lembre-se que na verdade não estamos falando de custos/gastos e sim de um investimento, aliás um senhor investimento visto que será uma bagagem que você levará com você para a vida toda.

Não adianta nada pagar baratinho e fazer o curso em poucas horas, mas depois não conseguir emprego ou não conseguir boas remunerações, sem contar no terrível cenário de estar dando aulas para pessoas que precisam do seu trabalho e você não conseguir atender os objetivos dos seus alunos, ou pior, ao inves de ajudar ainda poderá lesionar um aluno se você não estiver bem preparado(a).

Nós do Circuito Pilates trabalhamos na área há mais de 15 anos e estamos cansados de ver profissionais legalmente habilitados trabalhando com Pilates, mas devido a uma má formação não estarem preparados para atender o público que procura o Pilates, que geralmente chegam com problemas de saúde, dores no corpo, e diversas patologias.

Infelizmente dos vários cursos do mercado são poucos que efetivamente preparam seus instrutores de forma adequada e completa, para que de fato saibam e ajudem a atender os diversos e mais variados objetivos dos alunos, que geralmente são pessoas de idades diversas e condicionamentos diferentes.

Vemos hoje em dia profissionais atuando com o Pilates que se sentem decepcionados pelo curso de formação em Pilates que fizeram, pois não se sentem aptos a atender a demanda do mercado, e acabam por se aperfeiçoar através de mais outros cursos de capacitação e até mesmo a aprender na prática em estúdios de alto nível.

Portanto, fique atento e tome o devido cuidado ao escolher seu curso. É importante que não olhe só para o custo/investimento e sim para o conteúdo programático em si, tire antes todas as suas dúvidas, tente conversar com outros colegas que já fizeram tal curso, e investigue quem está por trás da empresa que fornece o curso, quantos anos de mercado ela tem, se está devidamente registrada no CREF/CREFITO, e se não tem reclamações ou pendências no mercado.

Esperamos ter ajudado e estaremos sempre à sua disposição para ajudar, afinal somos apaixonados pelo Pilates e queremos que você se junte a esse time de alto nível.

O Pilates é um método completo que tem o poder de melhorar a saúde de todos os tipos de pessoas, e geralmente atende a um público crítico, de alto nível e você precisa estar preparado.

Sucesso e se quiser consulte-nos sobre nossos cursos. Será um prazer ajudar você nessa empreitada.

Abraços

Circuito Pilates

#cursopilates #formaçãoinstrutorpilates #pilates #cursodepilates

2 visualizações0 comentário