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Como melhorar a Postura a partir do Método Pilates


Desde que o homem decidiu ficar em pé e se tornar o único animal bípede do planeta enfrentou vários desafios, desde o equilíbrio até a grande demanda de energia para se manter na postura ortostática. Esses desafios nos possibilitaram evoluir como espécie e, por conta dessa posição bípede conseguimos nos tornar resistentes nos permitindo a realizar grandes caminhadas desbravando fronteiras e povoando todo o planeta.

Nos dias atuais temos perdido a relação da postura em pé e cada vez mais nos torna difícil assumir uma boa postura. Observamos que a tecnologia nos trouxe maior economia no gasto de energia, mas, por outro lado, muitas compensações que geram desequilíbrios.

Quem hoje em dia fica tanto tempo caminhando ou caçando ou colhendo? Quantas vezes estamos num restaurante, no conforto da comida já na mesa e observamos as pessoas ao redor comendo apressadas, olhando o celular e sentando de qualquer maneira? Quantas crianças sentam de forma inadequada na mesa da escola e ficam horas estudando nestas posições? Quantos indivíduos chegam até nossas clinicas e estúdios reclamando de dores na coluna ou de má postura? E quantas vezes avaliamos um paciente e verificamos os desequilíbrios osteo-musculares que advém de fraqueza muscular por encurtamento ou excesso de tensão? O curioso e que tudo isso foi observado por Joseph Pilates e registrado no seu livro “YOUR HEALTH”, onde ele logo abaixo do titulo coloca: Estúdio de Saúde do prof. Pilates Onde pé chato, curvaturas da coluna, abdômen protruso, ombros para frente, peito para baixo, costas para baixo, pernas arqueadas e joelhos bloqueados são curados através de exercícios corretivos. Neste livro, escrito em 1934, Joseph Pilates avalia a condição humana e como com seus exercícios podemos retornar a um modo de viver com mais equilibrado, com saúde e harmonia e como consequência disso experimentarmos a felicidade de viver. Ousado? Visionário! Hoje 82 anos após o livro ser escrito, observamos os efeitos do método Pilates na qualidade de vida das pessoas. Isso é palpável pelos estúdios que abrem todo ano, pelo número de praticantes que cresce mundialmente e o número de estudantes de fisioterapia, educação física e dança que procuram as formações no método Pilates. E um dos benefícios que faz com que as pessoas procurem o método é a POSTURA.

E o que é uma boa postura?

Boa postura é o estado de equilíbrio muscular e esquelético que protege as estruturas de sustentação do corpo contra as lesões ou deformidades progressivas, independente da atitude, na qual estas estruturas estão trabalhando ou repousando.

Nessas condições, os músculos funcionam mais eficientemente e as posições ótimas são proporcionadas para os órgãos torácicos e abdominais. A postura precária é uma relação defeituosa das várias partes do corpo que produz uma maior sobrecarga nas estruturas de sustentação e na qual existe um equilíbrio eficiente do corpo sobre sua base de apoio.

A postura correta é a posição na qual um mínimo de estresse é aplicado em cada articulação. Logo, a postura está relacionada com uma distribuição equilibrada de forças dentro e fora do nosso organismo, ela está relacionada a fatores intrínsecos e extrínsecos.

Como o Método Pilates auxilia a boa Postura?

A questão da postura era algo muito presente em seu trabalho, na sua maneira de pensar o método e também a reflexão do uso que o homem estava fazendo do próprio corpo mediante aos estímulos que a sociedade estava dando para ele.

Se vivemos numa sociedade onde nosso ambiente laboral e recreativo é passivo, ou seja, passamos a maior parte do tempo sentado e quando vamos nos locomover utilizamos meios de transportes onde também ficamos sentados, iremos criar uma resposta a esse estímulo.

Normalmente as respostas ao nosso mundo atual é diminuir nossos gastos de energia e com isso acumular mais gordura, perder as curvas fisiológicas da coluna vertebral, diminuir o aporte sangüíneo, reduzir a capacidade respiratória, diminuir o estimulo proprioceptivo e de equilíbrio, entre outras.

Isso nos faz recordar a sua famosa frase: “Hábitos incorretos são responsáveis pela maioria de nossas doenças, se não por todas elas.” E dentro desses hábitos incorretos está a maneira de se postar no mundo, de se colocar, nossa postura. No método Pilates iremos organizar nossa postura de “dentro para fora”.

Como assim?

Através do conceito “Power-House” estimularemos o arcabouço osteo-articular a um melhor posicionamento que irá distribuir forças, diminuir sobrecargas e com isso diminuir o risco de lesões. Na nossa evolução, saímos de uma posição quadrúpede para uma posição bípede e nossa pelve teve que se adaptar a essa nova postura.

No método Pilates utilizamos a musculatura do assoalho pélvico para criar as sinergias que compõem o Power-House. Sabemos que o assoalho pélvico responde aos estímulos que advém do diafragma torácico e que este é responsável, entre outras coisas, por distribuir as pressões internas que vão influenciar diretamente a nossa coluna vertebral e consequentemente a nossa postura.

O diafragma torácico separa a cavidade torácica da cavidade abdominal e é um músculo que responde a vários estímulos: respiratórios, de movimento, fonação e também estímulos emocionais. Dependendo da posição que ele se encontra, ou do bloqueio que ele apresenta, teremos respostas do segmento cervical, torácico, lombar e pélvico da coluna vertebral, ou seja, o diafragma torácico influencia nossa coluna toda.

Não existe método Pilates sem o estímulo da respiração, sem o desbloqueio do diafragma torácico e aumento da capacidade respiratória. Uma boa aula do método Pilates se inicia assim: estimulando o aluno a ter contato com seu padrão respiratório, desbloqueando esse padrão individual e incrementando a capacidade respiratória desse aluno.

A partir dai começamos a educar nosso aluno na respiração que utilizamos no método Pilates, que é voluntária, ou seja, ele tem que pensar na respiração para realizá-la, torná-la consciente. Só tomando consciência é que alteramos um padrão e, postura está relacionada com o padrão, com hábitos, de como nos colocamos perante a vida e o mundo.

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